PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA - AULA 02 - 1ºANO

 

PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA

ž  Divide a história em cinco períodos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea


  PRÉ - HISTÓRIA

ž  Divide-se em três períodos:

ž  Paleolítico(Idade da Pedra Lascada);

ž  Neolítico (Idade da Pedra Polida);

ž  Idade dos Metais.


  PALEOLÍTICO

ž  Sociedade nômade, baseada na caça, pesca e coleta de alimentos.

ž  Uso de ferramentas rudimentares de pedra lascada.

ž  Domínio do fogo.

ž  Comunicação primitiva por gestos, sons e pinturas rupestres.


  NEOLÍTICO

ž  Revolução Agrícola: domesticação de plantas e animais.

ž  Sedentarização: formação das primeiras aldeias.

ž  Desenvolvimento da cerâmica e tecelagem.

ž  Maior sofisticação das ferramentas, agora polidas.

ž  Início da diferenciação social e do comércio.


  IDADE DOS METAIS

ž  Descoberta e uso de metais (cobre, bronze e ferro).

ž  Crescimento das cidades e surgimento das primeiras civilizações (Mesopotâmia, Egito, Índia, China).

ž  Desenvolvimento da escrita (marcando o fim da Pré-História e início da História).

ž  Aperfeiçoamento das armas e ferramentas.

ž  Expansão do comércio e das organizações políticas.


TROCAS COMERCIAIS

ž  Com a produção agrícola e artesanal excedente, surgiu a necessidade de trocar bens.

ž  Inicialmente, o comércio era baseado no escambo (troca direta de mercadorias).

ž  Com o tempo, apareceram formas primitivas de moeda (como metais preciosos e conchas).

ž  As trocas comerciais estimularam o contato entre diferentes povos, promovendo o intercâmbio cultural e tecnológico.


  O SURGIMENTO DAS CIDADES

ž  O acúmulo de riquezas e o crescimento populacional levaram à formação de centros urbanos.

ž  As cidades surgiram próximas a rios (Ex.: Mesopotâmia – entre os rios Tigre e Eufrates; Egito – ao longo do Nilo).

ž  Com o aumento da população, houve necessidade de organização social e política, levando à criação de governos, leis e exércitos.

ž  As cidades se tornaram polos de inovação, com o desenvolvimento da escrita, da arquitetura e das religiões organizadas.


FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA HUMANIDADE - AULA 01- 1ºANO

O CONTEXTO DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - AULA 01 - 3ºANO